sábado, 15 de outubro de 2011

Behaviorismo da mídia laranja

Anthony Burgess (ao lado) escreveu Laranja Mecânica no auge da aplicação (Estado) do pensamento behaviorista em instituições, e no que estariam metidos com esta padronização comportamental: Indivíduos com seus instintos em última potência, quase animais.

Fugi ao máximo que pude assistir ao filme do Kubrick (recentemente homenageado e restaurado) para poder ler o livro de Burgess sem atores e cenários na cabeça. Como se isso fosse possível, a linguagem visual do filme é onipresente. Me dei mal na época pois a obra nunca deveria ter sido traduzida para o português, nada faz sentido, o livro precisa ser lido com o dicionário das expressões (gírias) usadas ao lado, o que acaba quebrando o entendimento da história, pelo menos para mim.

Os ''ratinhos'' continuam sendo treinados hoje, mas muito pela mídia de massa. Engraçado que nestes tempos ditos ''modernos'' (endeusamento da tecnologia, mulheres fodedoras e bem-sucedidas custe o que custar, etc) a falsa moral está mais presente do que nunca. O futuro me parece ''branco'', todos conectados porém desconectados ao mesmo tempo, as pessoas cada vez mais vazias, ansiosas e solitárias. O que me lembrou aquele clip do Blur, ''The Universal'' (Parklife, o melhor àlbum, na minha opinião)...Yes it really really really could happen.

Nenhum comentário: